TJPR realiza cerimônia de aposição de foto na galeria de Coordenadoras da Cevid Ministro do STJ Humberto Martins profere Aula Magna no TJPR
- TJPR
- Institucional
- Estrutura
- Comunicação
- Notícias
- Destaques
- Ministro do STJ Humberto Martins profere Aula Magna no TJPR

TJPR REALIZA CERIMÔNIA DE APOSIÇÃO DE FOTO NA GALERIA DE COORDENADORAS DA CEVID
A atual corregedora da Justiça do TJPR foi homenageada pelo seu trabalho enquanto coordenadora da Cevid no biênio 2021-2024
O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) realizou na sexta-feira (25/04) uma cerimônia para aposição da foto da corregedora da Justiça, desembargadora Ana Lúcia Lourenço, na galeria da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid).
A desembargadora Ana Lúcia Lourenço atuou na Cevid durante o período de 2021 a 2024. A presidente do TJPR, desembargadora Lidia Maejima, enalteceu o papel desempenhado pela corregedora enquanto coordenadora da Cevid: “Suas reiteradas contribuições, objetivas e sempre firmes, em favor do jurisdicionado e de nossa estimada Corte de Justiça, fortalecem tanto o Poder Judiciário quanto a nossa sociedade, que se vê extremamente bem servida por uma autoridade da envergadura profissional. Sua imagem estará aqui, lembrando-nos do compromisso paranaense com o enfrentamento da violência doméstica”, destacou a presidente.
A desembargadora Ana Lúcia Lourenço, agradeceu a homenagem: “Acreditamos que, no futuro, tudo que nós plantamos aqui vai gerar bons frutos. O sucesso da Cevid só será alcançado quando não houver a necessidade da existência dela. Agradeço a todos que confiaram em meu trabalho e a todos que trabalharam junto comigo. Foi um aprendizado muito rico”, afirmou a corregedora.
A atual coordenadora da Cevid, desembargadora Cristiane Tereza Willy Ferrari, relembrou o trabalho desenvolvido pela antecessora: “Parabenizo a desembargadora Ana Lúcia pela dedicação, trabalho incansável e valiosas contribuições à frente da Cevid. Sob sua liderança, a coordenadoria alcançou importantes avanços no enfrentamento da violência de gênero e na luta pela garantia de direitos à população feminina por meio de iniciativas que impactariam positivamente a vida de inúmeras mulheres em nosso estado”.
Participaram da cerimônia, além da presidente do TJPR, desembargadora Lidia Maejima, da corregedora da Justiça, desembargadora Ana Lúcia Lourenço, e da coordenadora da Cevid, desembargadora Cristiane Tereza Willy Ferrari, o corregedor-Geral da Justiça, desembargador Fernando Wolff Bodziak, entre outros magistrados, servidores, familiares da homenageada e integrantes da rede de apoio ao enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher do Paraná.

MINISTRO DO STJ HUMBERTO MARTINS PROFERE AULA MAGNA NO TJPR
Palestra sobre “Direito Falimentar e Recuperacional e Direito Comparado” faz parte do curso sobre Falência e Recuperação Judicial da PUCPR
O Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) recebeu o ministro Humberto Martins, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), na quinta-feira (24/04), para a Aula Magna do curso de Pós-graduação em Falência e Recuperação Judicial da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). A palestra “Introdução ao Direito Falimentar e Recuperacional e Direito Comparado”, proferida pelo ministro, ressaltou a importância de amar o que se faz em todas as áreas para que se tenha crescimento social e econômico. “Nosso tema é sobre preservar, superar a crise e garantir a função social ao criar critérios de sobrevivência para as empresas. Só se produz com garantia social e estabilidade jurídica”, explicou o ministro.
“Este momento, fruto da parceria entre a PUCPR, a Escola Judicial do Paraná e a Escola da Magistratura do Paraná, marca o início de uma importante jornada acadêmica voltada ao aprimoramento de uma área crucial para o desenvolvimento econômico e social do nosso país”, frisou a presidente do TJPR, Lidia Maejima. O diretor da Escola Judicial do Paraná (Ejud-PR), desembargador Roberto Portugal Bacellar, comentou sobre a importância do caráter humanista dos ensinamentos do ministro Humberto Martins. “É a proposta de uma sociedade solidária, fraterna e igualitária, em que vamos erradicar a pobreza para que todos saiam do estado de miserabilidade, respeitando a dignidade da pessoa humana”, afirmou o ministro Humberto Martins.
Evento reuniu autoridades e estudantes
A palestra reuniu alunos da graduação e pós-graduação da universidade na presença da presidente do TJPR, desembargadora Lidia Maejima; do diretor-geral da Ejud-PR, desembargador Roberto Portugal Bacellar; do presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), Marcel Ferreira dos Santos; da diretora-geral da Escola da Magistratura do Paraná, Rafaela Mattioli Somma; e dos coordenadores do curso de pós-graduação da PUCPR Alexandre Nasser de Melo e Eduardo Oliveira Agustinho.