Ferramentas e Padrões

 

Usamos principalmente a ferramenta ASES - Avaliador e Simulador de Acessibilidade em Sítios do governo federal periodicamente, para simular e avaliar a continuidade da conformidade com os padrões de acessibilidade das páginas segundo os padrões do eMAG- Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico , para os conteúdos gerados pelos usuários nos sites e sistemas e para avaliar os serviços integrados e disponibilizados no portal. Para avaliar o contraste dos conteúdos periodicamente também é utilizado o avaliador WAVE - Web Accessibility Evaluation Tool e o Juicy Studio .

 

Para entender e se sensibilizar mais sobre o assunto e os padrões sugerimos periodicamente a realização do curso de acessibilidade para conteudistas e o curso de acessibilidade para desenvolvedores .

 

Leitor de Tela e Libras

No portal foi integrado o leitor vLibras  do governo federal para que o conteúdo possa ser acessível em Libras. Também está disponível na biblioteca de programas dos usuários o programa NVDA - NonVisual Desktop Access para leitura de tela no sistema operacional Windows e que pode ser utilizado por qualquer pessoa sem custo algum. Para o sistema operacional Linux pode ser utilizado o programa para leitura de tela ORCA , também gratuito.

 

Ampliação e Contraste

Para facilitar a visualização, indicamos utilizar a ferramenta de zoom (ampliação visual) do próprio navegador (Internet Explorer, Mozilla Firefox, etc.), sempre em contínua evolução, acessada através das teclas de atalho CTRL e + para ampliar ou CTRL e - para reduzir o tamanho do conteúdo apresentado e que também está disponível no próprio sistema operacional, assim como a ferrramenta nativa de alto contraste e que também pode ser instalada como plugin no navegador Chrome, por exemplo. Mais detalhes sobre ferramentas de acessibilidade no sistema operacional Windows podem ser verificadas no site do fabricante e sobre a tecnologia assistiva no sistema operacional Linux em especial no site da distribuiçao Ubuntu.

 

 

Mesmo buscando atender os padrões e utilizar os recursos de acessibilidade no portal, nas ferramentas e serviços digitais disponibilizados, precisamos continuamente sensibilizar as pessoas e revisar todos os recursos e conteúdos para assegurar a acessibilidade.