Notícias

Área da Infância e Juventude do TJPR participou de eventos nacionais em novembro

Legenda

ÁREA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE DO TJPR PARTICIPOU DE EVENTOS NACIONAIS EM NOVEMBRO

Magistrados representaram o TJPR no Pará e no Rio de Janeiro

No mês de novembro, representantes do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) participaram de eventos realizados no Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) e no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), ambos da área da infância e juventude.  

Fóruns realizados no Pará  

Entre os dias 27 e 29 de novembro, magistrados do TJPR estiveram no 34º Fórum Nacional de Justiça Juvenil (Fonajuv), no 17º Fórum Nacional da Justiça Protetiva (Fonajup) e no 25º Encontro do Colégio de Coordenadores da Infância e Juventude dos Tribunais de Justiça (Colinj), realizados em Belém, no TJPA. A delegação paranaense contou com a presença dos magistrados Lygia Maria Erthal, Rodrigo Rodrigues Dias, Noeli Salete Tavares Reback, Maria Roseli Guiesmann, Daniana Schneider, Robespierre Foureaux Alves, Rafael de Carvalho Paes Leme e Mayra dos Santos Zavattaro. 

Os eventos objetivaram discussões e debates sobre temas fundamentais da área da infância e da juventude, como a proteção de crianças de povos indígenas e comunidades tradicionais, convivência familiar e comunitária e desafios na aplicação de medidas socioeducativas. O evento também proporcionou o compartilhamento de boas práticas entre juízes e juízas de diferentes estados e a deliberação de enunciados orientadores para a jurisdição da Infância e Juventude. 

No dia 28, os magistrados Rodrigo Rodrigues Dias e Robespierre Foureaux Alves apresentaram propostas discutidas pelo Fórum Estadual dos Juízes da Infância e Juventude do Paraná (Foeji-PR). A juíza de Direito Noeli Reback expôs os desafios e as perspectivas do acolhimento institucional, familiar e guarda subsidiada. A juíza Lygia Maria Erthal, subcoordenadora da área protetiva, e o juiz Rafael de Carvalho Paes Leme, subcoordenador da área socioeducativa, estiveram representando o Conselho de Supervisão dos Juízos da Infância e da Juventude (Consij-PR) e a Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude (CIJ-PR).  

Premiação no TJRJ  

No dia 7 de novembro, representantes do Paraná estiveram no “13º Prêmio Patrícia Acioli de Direitos Humanos”, promovido pelo TJRJ. Na ocasião, a magistrada Noeli Salete Tavares Reback foi premiada com o projeto “Semeando o Futuro”. A iniciativa foi uma das 18 realizadas em defesa dos Direitos Humanos e da cidadania premiadas pela Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), responsável pelo prêmio.