Aberta a 28ª Semana da Paz em Casa

No dia 25 de novembro de 2024, durante sessão do Órgão Especial, foi oficialmente aberta a 28ª Semana da Paz em Casa. A campanha é um programa contínuo, idealizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o intuito de aprimorar e fortalecer a atuação do Poder Judiciário, tanto no sentido de propiciar a agilidade na tramitação dos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher quanto de ampliar o debate sobre temas relacionados à mulher e à questão de gênero.

Durante a abertura da campanha no Órgão Especial, a Desembargadora Ana Lúcia Lourenço, Coordenadora Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, ressaltou o compromisso do TJPR com a causa e apresentou as iniciativas a serem realizadas pelo Judiciário Paranaense. Ademais, houve o lançamento da 8ª edição da Revista Eletrônica da CEVID, que reúne artigos sobre a matéria de violência doméstica e familiar contra a mulher e também conta com um espaço para entrevistas de profissionais com atuação de destaque na área. Nesta edição, o entrevistado foi o Desembargador Victor Martim Batschke, que foi membro da CEVID e protagonizou diversas ações relevantes da Coordenadoria.

A abertura também contou com o lançamento de vídeos informativos sobre violência doméstica, produzidos pela Unidade Especial de Atuação da Corregedoria (UEA) do TJPR em parceria com a CEVID. Os vídeos têm como público-alvo tanto as mulheres em situação de violência quanto os autores da violência. O acesso ao conteúdo será feito por meio de QR Code, disponível em mandados e intimações no sistema PROJUDI, além de poder ser enviado via WhatsApp, garantindo que ambas as partes recebam informações relevantes sobre a temática.

Outro destaque foi a reestruturação do programa "Educa Ação - Maria da Penha nas Escolas", que visa sensibilizar alunos da rede de ensino sobre a prevenção e o combate à violência doméstica e familiar. Utilizando recursos tecnológicos, como o kit Educatron, o programa ampliará seu alcance, trazendo materiais instrutivos às escolas e incentivando a conscientização entre os jovens.

Além disso, em mesma data a Dra. Débora Cassiano Redmond, representando esta CEVID, participou da Audiência Pública "O silêncio pode matar", promovida em alusão ao Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná. Durante a audiência, foram discutidas medidas de prevenção e o impacto da violência no cotidiano das mulheres.

A Desembargadora Ana Lúcia Lourenço também participou, na manhã do dia 25 de novembro de 2024, em modalidade virtual, do evento "Semana da Paz em Casa: O Reflexo da Violência Doméstica Familiar nos Filhos", realizado pelo Núcleo de Mediação e Aconselhamento da UEL (NUMAPE), reforçando a importância de ações colaborativas para o enfrentamento da violência doméstica e familiar.

A 28ª Semana da Paz em Casa segue com uma série de ações que envolvem o Poder Judiciário, órgãos de segurança, e a sociedade, com o objetivo de promover a paz, a proteção das mulheres e a reflexão sobre a violência doméstica em todas as suas formas.